Low BBQ e Bar: Restaurante texano no coração de Pinheiros

Um ambiente extremamente agradável e a simpatia de seus atendentes: é assim que a casa de carnes de Pinheiros, Low BBQ, recebe seus clientes. Trazendo uma proposta nova para aqueles que procuram saborear o melhor das carnes, o jeito americano de fazer churrasco envolve seu paladar com as carnes defumadas ao estilo texano, feitas através do pit, uma churrasqueira a lenha fechada, onde os cortes chegam a ficar de 2h a 12h no defumador, cozinhando o alimento através de calor relativamente baixo e indireto, da fumaça quente da lenha queimada, por longos períodos. O método Low and Slow se popularizou a partir de colonos americanos que cozinhavam animais usando madeira de árvores frutíferas e carvalho. Assim, restaurantes com esse estilo culinário são popularmente conhecidos nos EUA como BBQ (barbecue), e Pinheiros acaba de receber o seu próprio.

Não são apenas as carnes, porém que compõem o incrível cardápio da casa, que traz os famosos Brisket, Costela e Cupim. O cardápio de entradas traz mas algumas “americanidades” que nos permitem mergulhar na cozinha internacional sem esquecer, porém, dos toques brasileiros: o molho barbecue, por exemplo, aparece na pedida com incríveis fusões com açaí e com goiaba, trazendo um toque agridoce e surpreendente para quem decide experimentar as fritas com cupim e sour cream (15$ e 28$), temperadas com páprica e cobertas de sour cream e cupim defumado, uma harmonização de sabores que dá extremamente certo. Elas estavam muito bem temperadas, crocantes e macias por dentro, combinando muito com o cupim bem preparado.

Fritas com cupim e sour cream, uma das mais tradicionais entradas da casa

Além disso, também encontramos o saboroso Bolinho mac’n’cheese (20$),que traz junto com sua crocância singular um bolinho recheado como famoso mac’n’cheese da casa, feito com massa-cotovelo e queijo, empanado e frito, uma pedida leve e saborosa que combina muito bem com o barbecue da casa, e o Baby Elotes (18$), um milho no estilo americano que, apesar de tudo, excede nossas expectativas do que esperamos quando pensamos em milho: é um mini milho tostado e finalizado em maionese e queijo ralado, o que nos traz uma experiência diferente e, ainda assim, remetendo ao sabor de conserva.

Bolinhos mac’n’cheese e baby elotes, respectivamente.

Podendo escolher entre sanduíches como o Philly Cheesebrisket, Low Burger, Crunchy Pulled, Hump Bun, Smoked Hot Dog e Mushies in the Pit, que trazem as tradicionais carnes da casa como o brisket, pulled pork, cupim, linguiça e até mesmo cogumelos para serem saboreados com uma porção de batatas fritas, quem procura o Low BBQ para experimentar o verdadeiro churrasco defumado que traz a singularidade para o estabelecimento pode escolher uma série de de especialidades oferecidas em pratos de degustação fartas que servem mais de uma pessoa.

Bandejão Ogro (125$)

Entre o Bandejão Ogro, Texano e o Paulistano, o primeiro citado traz a degustação mais farta das principais carnes da casa: brisket, costela, cupim, pulled pork e linguiça, além de poderem ser escolhidos três acompanhamentos dentro de uma variedade que também transita entre o americano e o brasileiro. Assim, a verdadeira bandeja veio bem servida de carnes, que excedem expectativas com o singular sabor defumado e suculência, contrastando muito bem com os nossos acompanhamentos escolhidos: o mac’n’cheese, tradicionalíssimo prato que não pode faltar e, como constatado antes, extremamente bem executado, a farofa da casa, outro acompanhamento que também surpreende por trazer um sabor que foge do sabor típico de “farofas prontas”, embora possa ser seca demais dependendo das suas escolhas de acompanhamento, e a salada cole slaw, que basicamente consiste em uma espécie de salpicão com repolhos.

Mac’n’cheese, farofa da casa e salada cole slaw, respectivamente.

Após as opções salgadas e os pratos que realmente garantem que você saia saciado após ter experimentado os sabores defumados, o Low BBQ ainda conta com três opções de sobremesa: o pudim de leite com calda de cachaça (10$), a banana maluca (14$) e a torta de limão (15$). Impossível de decidir qual é a melhor entre as três, a torta de limão é a opção mais leve e mais indicada para quem prefere um doce que não pese tanto mas, ainda assim, tenha um sabor extremamente característico sem deixar a desejar, diferente da banana maluca que, de tão incrementada, já conta como mais um round de comida com doce de leite, banana, farofa doce e raspas de limão. O pudim com calda de cachaça traz o tradicional doce com a combinação inesperada, porém suave, para arrematar a refeição.

O Low BBQ é definitivamente um must go dentro da variedade gastronômica do bairro de Pinheiros. A combinação da boa comida, o atendimento rápido e cordial e um ambiente industrial extremamente característico de São Paulo é agradável para quem se instala ali para suas refeições, já que aparentemente não há uma escolha que dê errado: dentre uma diversa gama de combinações de entradas, carnes e acompanhamentos, todas parecem se dar bem entre si.

LOW BBQ E BAR

R. dos Pinheiros, 1.235, Pinheiros

Horário de funcionamento: 12h/15h30 e 18h/23h (sex., e sáb., 12/0h; fecha dom.)

Gastronomia, Turismo